Apresentador da RAI, na Itália, usa Facebook para denunciar censura na empresa

Jornalista diz no Facebook que censura na RAI é normal

Atualizado em 29/12/2011 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Alberico Giostra, apresentador de jornal na rádio italiana RAI, disse, em seu Facebook, que “Censura na RAI é normal”. Ele divulgou também todas as interferências feitas em seus textos. As informações são do portal .
A decisão de Giostra repercutiu. Uma comissão interna repreendeu Giostra, e o jornalista provavelmente será suspenso por alguns dias.

Sobre a reação dos outros jornalistas, Giostra comentou. “Tive mais apoio de fora, de ouvintes e amigos, do que de meus próprios colegas. Alguns me elogiaram, mas a maioria reagiu de maneira fria e distante. Infelizmente.”

Dentre suas declarações no Facebook, há um ou dois meses, nos dias que antecederam a saída do premiê e magnata da mídia, Silvio Berlusconi, Giostra publicou a foto de um texto de rádio no seu perfil. Uma parte do texto, escrito para o boletim de notícias da Radio Rai 1, estava riscado.
“Era sobre a dúvida que o premiê Berlusconi tinha comentado com o presidente sobre a crise econômica e a força de seu governo. O texto era baseado em notícias de duas agências e dois jornais nacionais, e ia contra a declaração oficial de Berlusconi de que somente seu governo seria capaz de lidar com a crise. O redator final não achou necessário que os italianos soubessem disso.”
Ainda segundo Giostra, “no sul da Itália não existe liberdade de imprensa. Lá os jornais estão nas mãos de empresários que têm fortes ligações com a política local. Portanto, após uma pergunta crítica ao prefeito, basta um telefonema ao redator-chefe. Dentro da RAI há mais jornalistas como eu. Pessoas que são independentes e que seguem as regras jornalísticas. Mas elas têm que penar.”


Leia mais

-
-