Apresentador da BBC chama premiê britânico de "idiota escocês zarolho"

Apresentador da BBC chama premiê britânico de "idiota escocês zarolho"

Atualizado em 06/02/2009 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Durante a apresentação do programa automobilístico "Top Gear" na Austrália, o apresentador Jeremy Clarkson, da BBC, causou polêmica ao declarar que o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, era um "idiota escocês zarolho".

Divulgação
Jeremy Clarkson
A declaração ocorreu nesta sexta-feira (6), quando Clarkson comparou Brown - que ficou cego de um olho após um acidente jogando rugby e tem origem escocesa - com o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, informou a agência de notícias Efe.

Rudd havia feito um pronunciamento sobre a crise econômica mundial. "(No Reino Unido) Nós temos este idiota escocês zarolho. Ele continua dizendo que tudo vai bem e que salvou o mundo, e nós sabemos que está mentindo, mas diz isso com voz melosa", declarou o apresentador.

Divulgação
Gordon Brown
Sua frase causou indignação no Reino Unido. O porta-voz do principal ministro da Escócia, Alex Salmond, chamou Clarkson de "palhaço", e o deputado do Partido Trabalhista, Gordon Banks, qualificou o caso de "imperdoável".

Após representantes de Gordon Brown dizerem que o apresentador "tem direito a sua própria interpretação das circunstâncias econômicas", Clarkson pediu desculpas pelas declarações.

Leia mais