Apresentador admite ter manipulado imagem de ministro grego fazendo gesto obsceno

Jan Bohmermann, que comanda um programa de humor na TV pública da Alemanha, fez um ministro grego "mostrar o dedo" para o país.

Atualizado em 19/03/2015 às 12:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Um vídeo que circula na internet gerou polêmica na Europa por mostrar Yanis Varoufakis, Ministro da Fazenda da Grécia, mostrando o dedo do meio ao citar a relação do país com a Alemanha. Um apresentador alemão, porém, admitiu ter manipulado as imagens.
Crédito:Reprodução Imagem do gesto obsceno foi editado por apresentador de programa de humor
Segundo AFP, o vídeo, gravado em 2013, foi exibido na Alemanha pela emissora pública RDF. Nele, Yanis dá uma palestra na universidade onde lecionava sobre a relação entre os dois países. "Minha proposta é que a Grécia deve simplesmente anunciar que está dando o calote como a Argentina fez", diz o ministro, fazendo o gesto obsceno em seguida.
O governo grego declarou que as imagens eram falsas e, na última quarta-feira (18/3), o apresentador Jan Böhmermann, que comanda o satírico "Neo Magazin Royale", admitiu ser o autor da manipulação.

A equipe de Böhmermann pegou o vídeo original, onde Yanis não mostra o dedo, e incluiu o gesto em um programa de edição, antes de jogá-lo no YouTube. Böhmermann pediu desculpas pela polêmica.
Assista ao vídeo: