Apple venderá músicas sem controle de proteção contra cópias

Apple venderá músicas sem controle de proteção contra cópias

Atualizado em 07/01/2009 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Durante a MacWorld, maior feira de eletroeletrônicos do mundo, a Apple anunciou que venderá músicas no formato digital sem software de proteção contra cópias em sua loja na internet iTunes.

A empresa vai oferecer seu acervo de 10 milhões de músicas livres do mecanismo de proteção a cópias no final do primeiro trimestre de 2009 por até US$ 1,29 cada. Além disso, as compras poderão ser feitas também pelo iPhone e não apenas pelo computador, como é feito normalmente.

De acordo com informações da Agência de Notícias Reuters, o Digital Rights Management (DRM) software de proteção a cópias, se mostrou muito controverso ao desagradar alguns usuários do iPhone e, principalmente, algumas gravadoras.

A Aplle, que já vendeu mais de 6 bilhões de músicas através do iTunes, criou o DRM na tentativa de evitar troca ilegal de arquivos de músicas adquiridas através da loja da empresa.

Em 2007, Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, fez apelo às maiores gravadoras para que deixassem de usar o DRM. No entanto, os selos só concordaram após reajuste no preço das canções. Antes, cada música era vendida no site pelo preço fixo de US$ 0,99

Leia mais