Apple questiona revista sobre teste com iPhone e veta envio de novos produtos para análise

Nas imagens, um repórter da “Computer Bild” tenta entortar o dispositivo a força, e consegue. Apple não gostou do ato e comunicou a revista.

Atualizado em 02/10/2014 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma revista alemã deixará de receber os aparelhos de cortesia da Apple para suas análises. A decisão da empresa de tecnologia foi motivada após a Computer Bild publicar um vídeo em que um repórter tenta entortar o iPhone 6 Plus. Indignado, o editor da publicação divulgou uma carta aberta para questionar a atitude da companhia.
Crédito:Reprodução Revista não gostou das críticas da Apple após teste com novo iPhone
Segundo o blog Mobile Xpert, do Yahoo!, inúmeros veículos de comunicação tiveram o mesmo comportamento. A polêmica chamada de “bendgate” foi motivada pelas características do aparelho, que foge dos padrões da Apple. Ele conta com um tamanho maior dos demais modelos anteriores e apresenta uma espessura fina, que logo foi apontada pelos internautas como frágil e fácil de quebrar.
Nas imagens da Computer Bild é possível acompanhar um repórter da revista realmente entortando o iPhone 6 Plus, após destinar uma força expressiva no dispositivo, que não é comum no seu uso no dia a dia. Com a repercussão do vídeo, a Apple entrou em contato com a publicação e questionou os motivos pelos quais a levaram a participar do teste, que está gerando má publicidade ao smartphone.
No comunicado, a empresa também afirma que não enviara mais nenhum iDevice para testes e muito menos convidar os repórteres do veículo para eventos que promove. Tal fato irritou Axel Telzerow, editor-chefe do grupo que detém o título especializado de tecnologia. Em carta aberta ao diretor-executivo da companhia Tim Cook, ele manifesta seu descontentamento sobre o desenrolar do caso.
"Caro Cook: É realmente assim que a sua empresa pretende lidar com a mídia que fornece a seus clientes testes profundos dos seus produtos? Você realmente acha que a falta de amor e carinho da Apple pode ter um efeito intimidatório sobre nós? Felizmente não temos que contar com os dispositivos que a Apple nos disponibiliza”, afirma Telzerow. “Assim, somos capazes de comprar aparelhos para fazer nossos testes de qualquer maneira. Mesmo os dispositivos de fabricantes que parecem temer o julgamento independente da Computer Bild ”, acrescenta o jornalista.
Telzerow disse ainda que está profundamente decepcionado pela suposta falta de respeito com a Bild e reitera que manterá os princípios da revista, com a continuidade dos “nossos testes incorruptíveis, que têm a mesma alta reputação na mídia alemã que a Apple tem com os seus produtos”, declarou.
Assista ao vídeo: