Apple admite que iPod foi idéia de inventor inglês
Apple admite que iPod foi idéia de inventor inglês
A Apple admitiu nesta segunda-feira (08) que o iPod foi inventado por um inglês há trinta anos atrás. Kane Kramer - que deixou a escola aos 15 anos - teria criado a tecnologia que move os aparelhos da Apple, mas não viu nenhum retorno em seu investimento.
Em 1979, o inglês criou um dispositivo chamado IXI, que armazenava três minutos e meio de dados em seu chip. O tocador de música digital era do tamanho de um cartão de crédito, com uma tela retangular e um botão de menu central, semelhante ao design do iPod.
De acordo com o jornal Daily Mail , Kramer patenteou sua invenção, mas não conseguiu juntar as 60 mil libras necessárias para renovar a patente em 120 países e tornar a tecnologia realmente pública.
O inventor não tem problemas com a Apple, e testemunhou em defesa da companhia em um processo de direitos autorais contra a Burst.com, levando os esboços de seus desenhos para o tribunal. "Para ser honesto, estava feliz de perceber que algo que fiz foi um grande sucesso e mudou a indústria da música, e isso foi reconhecido", afirmou.
Até agora, Kramer recebeu da Apple apenas pagamentos por serviços de consultoria, mas negocia uma compensação pelos direitos autorais de seus desenhos originais, informou o site IDG Now!.
Leia mais






