Após vazamento de relatório, Google é acusado de prejudicar rivais

Um relatório da Comissão de Comércio Federal dos Estados Unidos (FTC) revela que o Googlemanipulou seus resultados de busca para colocar seus próprios serviços no topo e levar os rivais a um "real prejuízo".

Atualizado em 23/03/2015 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Comércio Federal dos Estados Unidos (FTC) revela que o Google manipulou seus resultados de busca para colocar seus próprios serviços no topo e levar os rivais a um "real prejuízo".

Crédito:Divulgação Relatório comprova que Google manipulou dados para prejudicar concorrentes
Segundo O Globo , o relatório foi feito em 2013 durante uma investigação da "FTC" sobre a empresa norte-americana. A comissão estava apurando um possível "abuso de posição dominante" por parte do Google, mas decidiu encerrar a investigação depois de receber concessões da empresa Vale do Silício.

O relatório acabou vazando para a imprensa, que obteve todos os dados sobre as manipulações do serviço de buscas do Google. Nele, foi descoberto que a empresa alterou seu algoritmo de classificação, de modo que os serviços que apareciam nas primeiras posições eram os da própria empresa.

Além disso, usava seus algoritmos para deixar os concorrentes em posições inferiores, fazendo com que recebessem uma visibilidade muito menor. Entre as empresas prejudicadas pela ação estão a Yelp, Microsoft, Bing, TripAdvisor e Expedia.