Após sucesso nos EUA, canal de TV para cachorros estreia na Europa

A emissora norte-americana pretende ser uma boa companhia aos animais, que, hoje, estão fadados à solidão quando os seus donos saem de casa.

Atualizado em 19/11/2014 às 19:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Um canal norte-americano voltado para cachorros começou a ser transmitido na Alemanha. A exibe uma programação especializada para o público canino e pretende fisgar a demanda de animais que ficam sozinhos quando os seus donos saem de casa. Esta é a primeira vez que a emissora chega a um país do continente europeu, dois anos depois de nascer nos Estados Unidos.
Crédito:Divulgação Emissora ajuda cães a não se sentirem sozinhos durante o dia
Segundo EFE, o veículo já figura entre os veículos oferecidos na grade da plataforma de televisão Entertain, da Deutsche Telekom. Na última terça-feira (18/11), o canal disse que no território alemão há cerca de sete milhões de possíveis telespectadores suscetíveis a uma programação desenvolvida especialmente para eles, após analisar o comportamentos dos animais diante da TV.
Ao falar sobre a iniciativa, o professor de veterinária da Universidade Tufts, Nicholas Dodman, garante que a receptividade dos bichinhos de estimação ocorre não apenas por verem seus semelhantes em frente à televisão, mas por romper a monotonia quanto estão sozinhos. Estudos da emissora revelaram que entre 60 e 70% dos donos deixam a TV ligada quando saem de casa.
O levantamento mostra, de acordo com a Dog TV, que os cachorros reagem especialmente ao movimento e a outros animais e, por isso, a programação está centrada especialmente nesses elementos. Os conteúdos ali dispostos são estimulantes, relaxantes e educativos. Um deles, por exemplo, mostra uma bola em movimento ou animais correndo por um campo ou um matagal.
Enquanto as imagens são transmitidas, uma melodia suave composta por um só instrumento dá ritmo às cenas. Embora os cachorros reconheçam menos cores que os seres humanos, possuem sensores semelhantes ao do homem. O único problema que tinham, diagnosticado pela tela piscada dos antigos televisores, foi resolvido com a tecnologia dos aparelhos de LCD, com mais definição.
A Dog TV foi criada em 2012 na Califórnia (EUA). Atualmente, o canal conta com um milhão de assinantes espalhados por todo o mundo. Inicialmente, foi transmitido no Japão, na Coreia do Sul e em Israel. Após iniciar atividades na Alemanha, pretende chegar a ser veiculada em outros países, como Reino Unido, Irlanda e França.