Após renúncia de ditador, jornalista lança candidatura à presidência da Tunísia

Após renúncia de ditador, jornalista lança candidatura à presidência da Tunísia

Atualizado em 21/01/2011 às 11:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Zine Al-Abidine Ben Ali
O jornalista tunisiano Taufik Ben Brik anunciou sua candidatura à presidência da Tunísia nesta sexta-feira (21). Brik é conhecido no país como opositor ao regime do ex-ditador Zine Al-Abidine Ben Ali, que deixou o poder na última sexta-feira (14) em meio a protestos violentos.

As eleições presidenciais acontecem dentro de seis meses no país e o jornalista é a segunda pessoa a lançar sua candidatura, de acordo com informações da AFP. "Desde agora, sou candidato. Faço campanha desde 2000. E hoje me sinto um candidato favorito, porque sou o único que durante todos esses anos combateu abertamente Ben Ali", afirmou.

Seu concorrente, Moncef Marzuki, também mantinha oposição ao regime do ex-ditador, e atualmente está exilado na França. A queda de Ben Ali foi acelerada por um forte movimento na internet, com o uso de blogs, Twitter e Facebook pelos tunisianos para divulgar a repressão e a violência das forças de seguranças no país.

O jornalista - e, agora, candidato à presidência - denunciava os excessos cometidos pelo governo de Ben Ali em seus textos e já foi alvo de censura na Tunísia. Além disso, ele ficou preso durante seis meses, entre 2009 e 2010, após ter sido acusado de agredir uma mulher. Na ocasião, entidades de defesa dos direitos humanos afirmaram que a condenação de Ben Brik teve motivação política.

Leia mais

-
-
-