Após reclamação da Samsung, governo dos EUA barra produtos da Apple

Na última terça-feira (4/6), a ITC (Comissão Internacional de Comércio Americana) decidiu impedir a importação de alguns produtos da Apple produzidos na Ásia para os EUA.

Atualizado em 05/06/2013 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a Folha de S. Paulo , os produtos barrados são produzidos na Ásia, operados pela empresa AT&T, e incluem modelos como o iPhone 4, o iPhone 3GS, o iPad 3G, o iPad 2 3G e o iPad 3. No entanto, modelos da quarta geração de iPads e o iPhone 5 não serão barrados, pois usam tecnologia diferente dos anteriores.
A ITC iniciou a investigação contra a Apple em agosto de 2011 a partir de uma reclamação feita pela Samsung, maior competidora da companhia. Em 2012, um parecer inicial havia isentado a Apple de qualquer culpa, o que faz a decisão atual ser uma surpresa para o mercado.
A decisão ainda pode ser vetada pelo presidente norte-americano Barack Obama, ou bloqueada por uma corte de apelação. A Apple já avisou que vai recorrer da decisão e pode tentar fazer um acordo.
Vale lembrar que em 2012, a Samsung foi condenada a pagar mais de US$ 1 bilhão à Apple por infringir seis de suas patentes de celular.