Após protestos contra cortes, TV Brasil anuncia ampliação do jornalismo em sua programação
Pouco mais de um ano atrás, um comunicado da direção de jornalismo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), distribuído na redação de Brasília, levou jornalistas da casa a protestarem.
Atualizado em 28/06/2024 às 07:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
O comunicado anunciava mudanças na estrutura da TV Brasil, que integra a EBC, incluindo o possível fim do Repórter Brasil Tarde e de telejornais locais.
O anúncio dos cortes havia sido feito poucos dias após o governo Lula fechar acordos de cooperação entre a EBC e mídias estatais chinesas, incluindo a Agência de Notícias Xinhua e o China Media Group (CMG). Considerado o maior grupo de imprensa estatal da China, o CMG opera 47 canais de TV, 17 emissoras de rádio, três portais de notícia e 20 jornais e revistas.
A manifestação contra os cortes no jornalismo da TV Brasil teve apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de sindicatos de jornalistas. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil Paulo Garritano e Marília Arrigoni, apresentadores do Stadium: programa esportivo ganhou edição extra Após as manifestações, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que iria receber uma comissão para reavaliar o enxugamento.
Os jornalistas que participaram do protesto criticaram o que chamaram de "desmonte de uma estrutura já enxuta". A EBC conta com cerca de 400 jornalistas dentre seus 1,6 mil funcionários.
Aparentemente as reivindicações surtiram efeito. A TV Brasil anunciou esta semana a ampliação do espaço ocupado por atrações jornalísticas em sua programação. As novidades incluem uma nova edição do programa esportivo Stadium e a ampliação da duração do telejornal Repórter Brasil Tarde.
Chamada de 1º Tempo, a edição extra do Stadium irá ao ar às 12h30. A ideia é cobrir os mesmos assuntos já exibidos na edição exibida diariamente às 18h30, como e-sports, além de modalidades tradicionais e campeonatos transmitidos pela TV Brasil, incluindo a Série B do Brasileirão, o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino.
Já o Repórter Brasil Tarde, apresentado por Luciana Barreto, teve sua duração ampliada de 30 para 45 minutos. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h45, e conta com participações ao vivo de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. A versão noturna do telejornal, apresentada por Guilherme Portanova e Iara Balduíno, continua começando às 19h e mantém a duração de uma hora.





