Após notificação extrajudicial, profissionais de imprensa organizam ato contra Globo

Jornalistas, blogueiros e representantes de entidades vão se reunir nesta segunda-feira (7/3), às 19h, na sede do Sindicato dos Jornalistas

Atualizado em 07/03/2016 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Atualizada às 15h40

Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), em um ato contra o que consideram como tentativa da de censurar blogs e mídias alternativas.
Crédito:Reprodução Blogueiros foram intimados por investigar ligação da família Marinho com mansão em Paraty
Comunicadores organizaram um após a emissora intimidar, por meio de notificações extajudiciais, blogueiros e repórteres que investigam o caso do triplex em Paraty (RJ) que, de acordo com uma nota fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pertenceria à família Marinho.
A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e foi repercutida pelo UOL e CartaCapital . Sites como Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual decidiram investigar o caso e receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o imóvel.
Os veículos apontaram também supostas ligações da família Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A emissora teria ordenado a retirada dos conteúdos do ar. "A repercussão desagradou a empresa monopolista que entrou com ação judicial para intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império", diz o SJSP.
Entre os convidados para o debate está o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder. Também devem participar Camlia Marques, da ONG Artigo 19, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a Secretária Nacional de Comunicação da CUT Rosane Bertotti (FNDC) e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
O evento será transmitido ao vivo pela Fundação Perseu Abramo e reproduzido na página do Barão de Itararé (www.baraodeitarare.org.br), que organiza o encontro.
Posicionamento Grupo Globo

Em nota enviada à IMPRENSA, o Grupo Globo fez seu posicionamento sobre o evento e as notificações extrajudiciais enviadas aos veículos:

"O Grupo Globo em momento algum tomou a decisão de “interpelar na justiça” os veículos, sites ou blogs que abordem esse assunto.

Foram feitas notificações extrajudiciais, bem como foram enviadas notas de esclarecimento, para corrigir informações inverídicas publicadas por blogs e sites sem a consulta ou pedido de esclarecimentos da empresa. A propósito, informamos que a citada casa não pertence e nunca pertenceu a qualquer membro da família Marinho."