Após intensificação da guerra civil, Síria está fora da internet mundial

As conexões de internet entre a Síria e o resto do mundo foram cortadas desde a última terça-feira (7/5), conforme dados do Google e de outras empresas globais de internet.

Atualizado em 08/05/2013 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.


Leia também

-

-


Crédito:Reprodução Internet pode ter sido cortada a mando de Bashar al-Assad

Segundo a Reuters, as páginas do Relatório de Transparência do Google mostraram que o tráfego para páginas de serviços do site de buscas naquele país, envolvido em uma guerra civil há mais de dois anos, parou de repente pouco antes das 16h (horário de Brasília). Outros relatórios de tráfego continuaram mostrando nenhuma atividade cerca de quatro horas após ocorte.

A gerente-sênior do Google para questões de livre expressão, Christine Chen, disse que isso aconteceu apenas duas vezes no mundo: na Síria em novembro passado e no Egito, durante a "Primavera Árabe".

De acordo com especialistas, é praticamente impossível determinar definitivamente a causa de tais interrupções, a menos que alguém reivindique a responsabilidade.

Os dados do Google mostraram interrupções de tráfego limitado à Síria, abrangendo todo o país. A empresa de buscas afirma que é possível privar uma nação inteira da internet, uma vez que os endereços IP são controlados pelo governo, soberano sobre os prestadores de serviços de internet no país.