Após intensa negociação, Oi fecha acordo para a compra da Brasil Telecom

Após intensa negociação, Oi fecha acordo para a compra da Brasil Telecom

Atualizado em 28/03/2008 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (28), foi fechado o acordo de compra da Brasil Telecom pela Oi (ex-Telemar), em um negócio que gira em torno de R$ 8 bilhões.

O último empecilho para a concretização do negócio, as pendências entre o Citigroup e o empresário Daniel Dantas, da empresa Opportunity, formam resolvidas.

Na noite da última quarta-feira (27), o governo federal, principal inspirador do negócio, foi informado da assinatura de um acordo prévio feito na sede da Andrade Gutierrez, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Lá foi montado uma espécie de "quartel general" com as partes envolvidas. Nos últimos dias, segundo informa o jornal Folha de S.Paulo , os negociadores viraram noites para o acordo ser fechado.

Com o acerto da compra, o mercado de telefonia no país terá uma nova configuração. A nova Oi pode ter 29,6% do faturamento total das operadoras de telefonia fixa, celulares, banda larga e TV por assinatura, contra 29,9% da Telefônica/Vivo, 20,1% da Claro/ Embratel e 12,1% da TIM.

No entanto, para que a empresa possa atuar, são necessárias mudanças na legislação que já foram providenciadas pelo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, que enviará a agência dois documentos com as propostas.

Leia mais