Após determinação da Justiça, Twitter tira do ar página que ofendia senador

O juiz Carlos de Miranda, da 14ª Vara Cível de Brasília, ajuizou na semana passada a suspensão de um perfil no Twitter que publicava mensagens com conteúdo qualificado como ofensivo ao senador Jorge Viana (PT-AC).

Atualizado em 18/02/2014 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A página foi retirada do ar na última terça-feira (17/2).

Crédito:Agência Brasil Assessoria do senador negou denúncias do perfil tirado do ar no Twitter
De acordo com a Folha de S.Paulo , a ação movida pelo senador ordena também que a rede social ofereça os dados cadastrais do perfil com o respectivo endereço IP, protocolo que identifica qual computador foi utilizado pelo dono do perfil.
A assessoria de imprensa do senador informou que as informações ainda não foram entregues. O microblog tem o prazo de cinco dias para fornecer os dados, sob pena de multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por dia de atraso.
O mérito da ação ainda deverá ser julgado, mas o juiz alega que era necessário pedir a suspensão da página e identificação do usuário porque, segundo a política de privacidade do Twitter, o provedor do serviço detém os dados cadastrais dos usuários por tempo limitado.
O perfil identificado como @botoacre publicava, desde agosto de 2013, mensagens que faziam acusações a Jorge Viana, entre elas corrupção e envolvimento com prostituição de menores. A assessoria de imprensa do senador disse que ele nunca esteve envolvido em nenhum caso como os mencionados e alega que as agressões não têm fundamento.