Após descobrir plágio, jornal peruano não vai mais publicar artigos de cardeal

O jornal peruano El Comercio anunciou que não vai mais publicar os artigos escritos pelo cardeal Juan Luis Cipriani, acusado de plágio, por trechos de obras dos pontífices Bento XVI e Paulo VI sem citar o crédito das fontes.

Atualizado em 18/08/2015 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

anunciou que não vai mais publicar os artigos escritos pelo cardeal Juan Luis Cipriani, acusado de plágio, por trechos de obras dos pontífices Bento XVI e Paulo VI sem citar o crédito das fontes.
Crédito:Reprodução Jornal peruano descobriu plágio de cardeal e não vai mais publicar seus artigos Segundo O Globo , Cipriani teria usado seis parágrafos do livro "Communio", escrito pelo papa Bento XVI e algumas partes do "Ecclesiam suam", obra de Paulo VI. Após a polêmica, que foi descoberta pelo site Utero.pe, o cardeal assumiu o erro e pediu desculpas. "Todos os meus ensinamentos vêm dos pontífices da igreja. Eu sempre teria de dizer: como o papa fulano disse...", comentou.

Ainda assim, Cipriani tentou justificar o plágio afirmando que os papas não têm direito de propriedade sobre suas obras, que constituem "um legado da fé". "Se houve impressão negativa sobre eu ter usado algumas ideias sem citar as fontes, é preciso analisá-las com espírito esportivo para saber dialogar sobre o assunto", disse.