Após denúncias, tesoureiro do PT classifica reportagem de Veja de "antiética"
Após denúncias, tesoureiro do PT classifica reportagem de Veja de "antiética"
Após denúncias, tesoureiro do PT classifica reportagem de Veja de "antiética"
| Divulgação |
| João Vaccari Neto |
O atual Secretário de Finanças e Planejamento do PT, João Vaccari Neto, contestou reportagem da revista Veja que o aponta como suspeito de desviar recursos dos cofres do Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) para financiar campanhas do partido.
Reportagem de capa publicada na edição desta semana da revista traz denúncias conduzidas pelo promotor José Carlos Blat, que apontam o tesoureiro do PT - ex-presidente do Bancoop -como principal articulador de um desvio de R$ 31 milhões nas contas da Cooperativa. De acordo com o MP, parte dos recursos de caixa 2 teriam sido utilizados para financiar campanhas do PT.
Segundo Blat, 47 empreendimentos bancários da Cooperativa nunca saíram do papel, o que teria lesado mais de 3 mil famílias. A Veja informou que mais de 400 pessoas têm ações contra o Bancoop por nunca terem recebido os imóveis.
Em 2007, as denúncias resultaram na abertura de um inquérito policial contra a Cooperativa. Ainda de acordo com a matéria da Veja , recentemente o MP pediu a quebra de sigilo bancário de Vaccari e do Bancoop para apurar o caso.
Em nota, Vaccari -que deve coordenar as finanças da campanha de Dilma Roussef à Presidência -negou as acusações e classificou de "antiética" a reportagem de Veja.
"Nunca houve nenhum tipo de acusação contra mim e não respondo a nenhum processo, civil ou criminal", declarou, acrescentando que o Bancoop sempre se colocou "à disposição das autoridades, agindo com total transparência, disponibilizando documentos e fazendo os esclarecimentos necessários à promotoria e aos cooperados".
"Repudio o tipo de Jornalismo antiético praticado por Veja, que diz ter passado seis meses investigando o caso e em nenhum momento procurou ouvir a mim ou a Bancoop".
Também em nota, a diretoria do Bancoop afirmou não ter sido ouvida pela reportagem de Veja durante a apuração do caso. A Cooperativa ainda afirma que o promotor Blat tem procurado de "forma sistemática a imprensa com o objetivo de fazer acusações políticas à Cooperativa". O termo "político", segundo a entidade, se justifica por envolver o nome de membros do PT.
A reportagem tenta contato com a Veja para comentar as críticas de Vaccari e do Bancoop.
Leia Mais
-






