Após críticas, BBC decide divulgar na internet despesas de 107 de seus executivos

Após críticas, BBC decide divulgar na internet despesas de 107 de seus executivos

Atualizado em 12/11/2009 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (12), a rede britânica BBC publicou o montante dos salários e valor das notas de despesas dos 107 executivos mais importantes do grupo. A iniciativa, inédita, tem como objetivo transmitir o máximo possível de transparência, já que a BBC tem sido criticada por sua política editorial e comercial.

Reprodução/BBC
Mark Thompson
A determinação partiu da BBC Trust, órgão de tutela e de regulamentação da BBC, após acusações de arrogância, concorrência desleal, e abuso de posição dominante do grupo em sua política de "expansionismo". Cerca de 1% das despesas não serão divulgadas por conterem informações pessoais ou de caráter comercial.

Segundo a agência de notícias AFP, serão publicadas na internet informações sobre os pagamentos ao diretor-geral Mark Thompson - que recebeu cerca de 920 mil euros em um ano - e 106 subordinados. Foram detalhadas mais de 3 mil despesas, entre tickets de estacionamento, notas de restaurantes, voos de negócios, compras de flores e serviços de luxo.

A publicação dos dados foi conentada imediatamente. A agência nacional Press Association questionou o diretor da BBC rádio 1, Andy Parfitt, por gastar quase 500 libras em equipamentos de montanhismo para escalar o monte Kilimanjaro, na África, durante um programa. Alan Yentob, diretor de criação, também foi criticado por pagar 3.211,70 libras por um voo de volta de Nova York.

Leia mais