Após agressão a Berlusconi, governo da Itália planeja fechar sites que incitem violência

Após agressão a Berlusconi, governo da Itália planeja fechar sites que incitem violência

Atualizado em 16/12/2009 às 08:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo italiano anunciou na última terça-feira (15) que poderá limitar a liberdade de expressão e manifestação no país, com o fechamento de sites e redes sociais que incitem a violência. A decisão ocorre dois dias depois da agressão sofrida pelo primeiro-ministro do país, Sílvio Berlusconi. Atingido por uma estatueta de metal no último domingo (13), arremessada por um manifestante, o empresário e premiê italiano teve o nariz e dois dentes quebrados.

Jornais favoráveis ao governo da Itália atribuíram a agressão, realizada por um homem chamado Massimo Tartaglia, como uma "campanha de ódio" premeditada. Para conter manifestações infladas, o ministro do Interior, Roberto Morani avalia bloquear sites e redes sociais que atentem contra a ordem.

Segundo informou a agência Reuters, parlamentares teriam se inquietados com a aparição de elogios ao perfil do agressor de Berlusconi no Facebook. Após pedido de Morani, os administradores da rede social norte-americana retiraram do ar a conta da Tataglia, que já contava com 85 mil seguidores.

Leia Mais

-