Após acordo, greve de roteiristas norte-americanos chega ao fim
Após acordo, greve de roteiristas norte-americanos chega ao fim
Na noite da última terça-feira (12), os roteiristas de Hollywood aprovaram um acordo com os produtores que põe fim a greve que durou mais de três meses e forçou a suspensão de várias séries e programas de TV, além de diversas cerimônias de premiação e causar um prejuízo aproximado de US$ 2 bi.
A diretoria do Writhers Guild of America (WGA), sindicato que representa a categoria, aprovou o novo contrato após reunião com os produtores realizada no último domingo (10).
A aprovação por unanimidade do acordo pelos membros do sindicato dos roteiristas ocorre após o anúncio de um acordo que detalha quanto os roteiristas devem receber pela venda do material que ajudam a produzir distribuído pela internet e outros meios. O acordo estabelece que os roteiristas receberão 2% do lucro líquido dos distribuidores pela transmissão dos programas em televisão.
Além do acerto sobre ganhos referentes a lucratividade das produções, foi acertado que os roteiristas também terão direito a 36% dos lucros dos distribuidores para os primeiros 100 mil downloads de um programa televisivo e pelos primeiros 50 mil downloads de um filme sem cortes publicitários.
De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (13) pela Folha Online, posteriormente, transferência desses lucros aumentará par 7% e 65%, respectivamente.
Leia mais






