Após 50 anos, Casa Branca recebe imprensa cubana durante coletiva

No fim do ano passado, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, deram início a um processo de reaproximação

Atualizado em 22/05/2015 às 11:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Pela primeira vez em meio século, diversos jornalistas de veículos de comunicação cubanos participaram da entrevista coletiva diária na com o porta-voz Josh Earnest, na última quinta-feira (21/5).
Crédito:Divulgação Jornalistas cubanos participaram da conferência com o porta-voz Josh Earnest
De acordo com a AFP, durante o encontro, Earnest afirmou não estar "certo de quando foi a última vez" que um porta-voz oficial da Casa Branca respondeu a perguntas de representantes da imprensa cubana. "Isso é excelente. Bem-vinda aos Estados Unidos e à Casa Branca!", saudou.
O porta-voz ressaltou que o presidente Barack Obama "desfrutará da oportunidade de visitar a Ilha de Cuba, e Havana em particular". Mas, segundo ele, vários passos precisam ser dados antes que a viagem aconteça.
"O presidente Obama, como ele disse ao presidente [Fidel] Castro, está interessado em romper algumas das barreiras que permanecem entre os nossos dois países", declarou Earnest. Ele disse ainda que qualquer mudança decorrente da nova política em Cuba "é algo que os cubanos vão determinar".
entre os dois países após mais de 50 anos de relações cortadas.
"O isolamento fracassou. É hora de uma nova abordagem", disse Obama em um discurso na Casa Branca, informou a BBC. "Estou ansioso para engajar o Congresso em um debate sério e honesto [sobre o fim do embargo]. Um comércio intensificado é bom para os americanos e para os cubanos."