Após 24 anos no ar, Bob Schieffer se despede do "Face the Nation"

Com 46 anos de carreira na TV, Schieffer havia anunciado sua aposentadoria no início do mês passado

Atualizado em 01/06/2015 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista americano e correspondente em Washington da CBS, , despediu-se da TV americana no último domingo (31/5), em sua última apresentação no "Face the Nation", o qual comandou por 24 anos.
Crédito:Reprodução/Twitter Bob Schieffer despediu-se da TV definitivamente
. Ele já havia alertado para a possibilidade de deixar de vez a TV durante uma conferência na Universidade Católica do Texas.
"A notícia não é sobre o apresentador", disse ele, segundo o Huffington Post. "É sobre as pessoas que a fazem e aqueles que são afetados por ela", acrescentou. O jornalista recordou seu vício em fatos e quando viu sua primeira assinatura, no jornal da escola.
O primeiro emprego de Schieffer foi na emissora de rádio KXOL, do Texas. Ele ganhava um dólar por hora. "Eu amo a notícia e cada trabalho que eu fiz considero como o melhor do mundo", declarou.
Schieffer explicou que entre as várias pretensões profissionais que já teve, comandar o CBS Evening News diariamente nunca foi uma delas – ele eventualmente o apresentava durante os sábados.
Diante das câmeras da emissora americana, o jornalista inovou. Deixou de lado os roteiros e passou a conversar improvisadamente, ao vivo, com os repórteres do informativo, em vez de usar perguntas ensaiadas como a maioria dos apresentadores.
Ele foi o primeiro repórter do Texas a cobrir a guerra do Vietnã in loco. Mais tarde, atuou como repórter da WBAP-TV, em Dallas. Entrou para a CBS News, onde foi setorista em Washington. Atuou naqueles que são considerados os pontos jornalísticos mais altos da capital americana: a Casa Branca, o Pentágono, o Departamento de Estado e o Congresso Nacional.
Antes de dar adeus ao programa, o apresentador de 78 anos reforçou: "Hoje nós vamos continuar com essa tradição definida há 24 anos, e manter o foco no noticiário".