Após 161 anos, "NYT" corrige artigo sobre caso retratado em "12 Anos de Escravidão"

Na última terça-feira (4/3), após 161 anos, o jornal americano The New York Timespublicou correção de um artigo sobre a história real do filme "12 anos de Escravidão", premiado no Oscar como melhor filme.

Atualizado em 05/03/2014 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

161 anos, o jornal americano The New York Times correção de um artigo sobre a história real do filme "12 anos de Escravidão", premiado no Oscar como melhor filme.

Crédito:Reprodução Artigo publicado em 1853 foi corrigido pelo jornal nesta semana
De acordo com a Folha de S.Paulo , publicado originalmente em 20 de janeiro de 1853, o artigo mostra o nome de Solomon Northup, protagonista do drama, grafado erroneamente como "Northrop" ou "Northrup". O erro foi apontado pela escritora Rebecca Skllot em seu perfil no . O original está disponível entre os arquivos online da publicação.

O texto relata como o negro Northup, um homem livre, foi sequestrado e escravizado em fazendas no sul dos Estados Unidos. No documento, a história é narrada pelo jornal como um caso que despertou "um grande grau de interesse". Embora apresente erros, à época, o NYT também anunciou o artigo como "o mais completo e autêntico registro que já apareceu" sobre o caso.