Após 12 anos, The Sun deixa de apoiar partido do premiê britânico Gordon Brown
Após 12 anos, The Sun deixa de apoiar partido do premiê britânico Gordon Brown
O jornal britânico The Sun anunciou, na última quarta-feira (30), que abondonará o apoio ao primeiro-ministro Gordon Brown, candidato à reeleição no pleito geral de 2010. Em manchete intitulada " O trabalhismo perdeu o norte", o tablóide disse estar alinhado com a candidatura de David Cameron, do Partido Conservador.
A decisão do jornal britânico surge um dia após o discurso de Brown no congresso do Partido Trabalhista. Na ocasião, o premiê convocou eleitores para "mudar o mundo" e disse que, se eleito, pretende realizar uma reforma eleitoral e criar um fundo de investimento industrial para minimizar os impactos da crise econômica do país.
No texto, o jornal anuncia que "após 12 anos no poder, o governo se perdeu. Agora também perdeu o The Sun ".
"Há 12 anos, a Grã-Bretanha pedia aos gritos a mudança de um governo dividido e esgotado. Hoje estamos outra vez na mesma situação", destacou o tablóide.
"Esperamos - e rezamos - que o próximo governo tenha o valor e a determinação de fazer as reformas que o Sun considera necessárias. E pensamos que David Cameron deveria dirigi-lo", acrescentou, apontando alinhamento ao candidato conservador.
Em seguida, Brown tentou diminuir o impacto do apoio oferecido pelo The Sun à oposição, dizendo que "o povo britânico decidirá as eleições, não um jornal".
A tendência é de que as eleições gerais na Inglaterra ocorram até o mês de junho de 2010. Pesquisa recente, realizada pelo The Times , apontou que o Partido Conservador lidera a corrida eleitoral, com 41% do apoio dos eleitores.
O tablóide The Sun pertence ao magnata de mídia australiano Rupert Murdoch, proprietário do grupo News Corp. O jornal deixa o apoio a Brown após 12 anos de alinhamento à ideologia do partido trabalhista. A informação é da agência AFP.
Leia Mais
-
-






