Após 12 anos, The Sun deixa de apoiar partido do premiê britânico Gordon Brown

Após 12 anos, The Sun deixa de apoiar partido do premiê britânico Gordon Brown

Atualizado em 01/10/2009 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal britânico The Sun anunciou, na última quarta-feira (30), que abondonará o apoio ao primeiro-ministro Gordon Brown, candidato à reeleição no pleito geral de 2010. Em manchete intitulada " O trabalhismo perdeu o norte", o tablóide disse estar alinhado com a candidatura de David Cameron, do Partido Conservador.

A decisão do jornal britânico surge um dia após o discurso de Brown no congresso do Partido Trabalhista. Na ocasião, o premiê convocou eleitores para "mudar o mundo" e disse que, se eleito, pretende realizar uma reforma eleitoral e criar um fundo de investimento industrial para minimizar os impactos da crise econômica do país.

No texto, o jornal anuncia que "após 12 anos no poder, o governo se perdeu. Agora também perdeu o The Sun ".

"Há 12 anos, a Grã-Bretanha pedia aos gritos a mudança de um governo dividido e esgotado. Hoje estamos outra vez na mesma situação", destacou o tablóide.

"Esperamos - e rezamos - que o próximo governo tenha o valor e a determinação de fazer as reformas que o Sun considera necessárias. E pensamos que David Cameron deveria dirigi-lo", acrescentou, apontando alinhamento ao candidato conservador.

Em seguida, Brown tentou diminuir o impacto do apoio oferecido pelo The Sun à oposição, dizendo que "o povo britânico decidirá as eleições, não um jornal".

A tendência é de que as eleições gerais na Inglaterra ocorram até o mês de junho de 2010. Pesquisa recente, realizada pelo The Times , apontou que o Partido Conservador lidera a corrida eleitoral, com 41% do apoio dos eleitores.

O tablóide The Sun pertence ao magnata de mídia australiano Rupert Murdoch, proprietário do grupo News Corp. O jornal deixa o apoio a Brown após 12 anos de alinhamento à ideologia do partido trabalhista. A informação é da agência AFP.

Leia Mais

-

-