API e sindicato repudiam agressão a jornalista por vigia da Prefeitura de João Pessoa (PB)
API e sindicato repudiam agressão a jornalista por vigia da Prefeitura de João Pessoa (PB)
Nesta quinta-feira (11), a Associação Paraibana de Imprensa (API) divulgou uma nota de solidariedade à jornalista Polyana Sorrentino. Repórter da Rádio 98 FM, ela foi agredida por um vigia da Prefeitura de João Pessoa (PB), que estava locado em uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).
O incidente aconteceu no momento em que a jornalista fotografava um formigueiro existente no terreno da unidade médica. Pollyana havia acabado de participar ao vivo no programa "Correio da Manhã", quando foi surpreendida pelo vigia, identificado como Joel. Segundo a jornalista, o homem se aproximou e agarrou-a pela mão até que soltasse o aparelho celular com que fotografava o formigueiro.
O vigilante tomou o aparelho e só o devolveu após ser aconselhado por outros funcionários do local. Uma viatura da Polícia Militar (PM) foi encaminhada ao PSF e deteve Joel.
"Repudiamos atos dessa natureza contra qualquer cidadão, principalmente, os profissionais da imprensa, em pleno exercício da profissão, cumprindo seu dever de dar voz à população, ao denunciar os problemas enfrentados pelas comunidades e as demandas sociais que nem sempre são atendidas pelo poder público", disse a API.
Para a entidade, o ato de violência partiu dos que deveriam evitá-lo. A API pediu ainda que "haja advertência e punição pelo delito cometido".
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba também se solidarizou com a repórter. "Um processo de apuração dos fatos é indispensável para que, hierarquicamente, sejam responsabilizados todos, desde o menor funcionário, ao chefe daquela repartição, que tem por obrigação coordenar todos os departamentos daquela instituição", disse a entidade em nota.
"A diretoria do Sindicato dos Jornalistas PB repudia esse tipo de atitude e reivindica aos nossos gestores cursos de capacitação para todos os profissionais que trabalham no atendimento ao público. Nada passará despercebido por nossa entidade, que como objetivo atingir a liberdade de imprensa e expressão", concluiu.
Leia mais






