Apelação impede liberdade de jornalista peruana acusada de espionagem nos EUA

Apelação impede liberdade de jornalista peruana acusada de espionagem nos EUA

Atualizado em 07/07/2010 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma apelação feita pela Promotoria federal em Manhattan, EUA, impediu que a jornalista peruana Vicky Peláez fosse solta na última terça-feira (6), informou a Efe. Ela está detida por suposta participação em uma rede de espionagem nos Estados Unidos ligada a Moscou.

Nesta quarta-feira será realizada uma nova audiência para determinar se Peláez poderá deixar a prisão, informou Carlos Moreno, advogado da jornalista. Outras nove pessoas também permanecem sob custódia federal. Há ainda um 11º suspeito, que está foragido após pagar fiança.

Durante a audiência realizada na última quinta-feira, que determinou que a jornalista poderia ficar em liberdade pagando fiança, Michael Farbiarz, subsecretário de justiça dos EUA, já havia se mostrado contrário à decisão.

A jornalista nega as acusações e diz que as motivações para isso são seus textos críticos. Colunista do jornal em espanhol El Diário/La Prensa , com sede em Nova York, Peláez é conhecida por escrever textos em que defende líderes progressistas latino-americanos, principalmente o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Leia mais

-
-