Aparelho do Google pode buscar dez milhões de arquivos
Aparelho do Google pode buscar dez milhões de arquivos
Na última terça-feira (5), o Google anunciou que a nova versão do Google Search Appliance - aparelho que contém um sistema autônomo de busca para administrar os arquivos eletrônicos de uma organização - já está disponível e pode armazenar até dez milhões de documentos, assim como a versão anterior.
O produto, que é vendido a empresas e organizações governamentais e permite a busca de documentos internos, ao estilo Google usado na internet, mudou de forma e agora tem o tamanho de uma caixa de pizza; antes, assemelhava-se a um rack com cinco caixas. O Google já vendeu uma versão de 12 caixas do aparelho, em um rack do tamanho de uma geladeira e com capacidade para realizar buscas em até 30 milhões de documentos.
Os aparelhos contêm software do Google para acionar os serviços de busca, e hardware de armazenamento de dados produzido pela Dell.
Entre as novidades do produto está a possibilidade de cifragem e o uso do sistema Google Alerts, que notifica usuários sobre a chegada de novos documentos incluídos na rede por colegas. Além disso, pode-se operar a ferramenta em 27 idiomas, com o acréscimo do turco, tcheco, vietnamita e português. As caixas podem, no entanto, distribuir resultados de busca aos funcionários de empresas em 40 idiomas diferentes.
A gigante americana não revela a receita gerada pelos seus aplicativos de busca, que são parte de sua divisão de software e serviços para empresas, dirigida a clientes empresariais.
Com informações da Reuters
Leia mais






