Aos Fatos oferece acesso gratuito a aplicativo que promete transcrição precisa

A agência de checagem Aos Fatos anunciou nesta quinta-feira (11) o programa Escriba para Jornalistas. A ideia é permitir que jornalistas acessem de forma gratuita a ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos em português Escriba.

Atualizado em 12/08/2022 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.


Ao todo serão distribuídas mil senhas de acesso ao aplicativo. Para receber uma delas é preciso ser jornalista e trabalhar em agências, redações ou de forma independente. Os profissionais contemplados receberão quatro horas de transcrição por mês até o fim deste ano.
Para requisitar a conta gratuita, é necessário acessar o site do Escriba e preencher um formulário. As inscrições terão sua elegibilidade avaliada pela equipe da Aos Fatos. Crédito:Helito Beggiora/Tech Tudo Lançada este ano, a ferramenta foi desenvolvida pela própria Aos Fatos para fazer transcrições em português de forma precisa. Segundo a empresa, os preços para usuários pagos são acessíveis, há diferentes opções de assinatura e é oferecido um teste gratuito de sete dias.
O Escriba para Jornalistas foi selecionado pelo Jogo Limpo, programa do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) com apoio do YouTube Brasil, que visa ajudar a combater a desinformação eleitoral no Brasil. A iniciativa também contempla a disponibilização aos profissionais e veículos de imprensa do Banco de Discursos. Trata-se de um arquivo público das transcrições de discursos, entrevistas e lives dos principais candidatos à Presidência.