Aos 81 anos, Orlando Duarte lança livro no Museu do Futebol e prepara novos projetos

Na próxima quinta-feira (12/9), chega às livrarias o 29º livro de Orlando Duarte. Aos 81 anos, o profissional nem pensa em aposentar a velhamáquina de escrever companheira de tantas empreitadas.

Atualizado em 10/09/2013 às 16:09, por Vanessa Gonçalves.

Na nova obra, “PAIXÃO - O Brasil de todos os Mundiais”, o veterano jornalista retrata as passagens a seleção canarinho nos mundiais de 1930 a 2010.
Crédito:Divulgação Aos 81 anos, Orlando Duarte lança livro e fala de novos projetos
À IMPRENSA, Duarte disse que a ideia do novo livro não tem nada a ver com a proximidade da Mundial no Brasil, em 2014. “Estou fazendo um depoimento dos meus conhecimentos sobre Copas do Mundo”, garante.

O jornalista que já cobriu 14 mundiais — todos, desde o fatídico Maracanazzo, em 1950 — diz que a ideia da obra é analisar os principais jogos de cada edição da Copas, independentemente do papel do Brasil nesses eventos. “É um livro de cérebro para o amante do futebol. É um livro de preservação da memória e de estímulo à memória atual”, comenta.

Nas 281 páginas, Orlando Duarte não só aborda aspectos formais e estatísticos, como também faz análises táticas das seleções nesses mundiais. Aos 60 anos de carreira, ele tem experiência de sobra para se propor a tal tarefa.

Para o jornalista, que assistiu in loco todas as cinco conquistas brasileiras, a seleção de todos os tempos é a do Brasil de 1958. “Para cada posição tinha dois craques, dois grandes jogadores. E tinha cinco gênios: Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Didi e Zito. Além do Dino Sani, Djalma Santos e tantos craques”, comenta.

Crédito:Divulgação Obra traz detalhes sobre o Brasil nas Copas
Otimista, Duarte acredita que a realização da mundial no Brasil tem tudo para dar certo. Afinal “não podemos duvidar da capacidade brasileira de se adaptar”. Mas, espera que o time de Felipão e Parreira tenha foco na competição para, assim, levantar a taça em solo nacional. “Muito país já perdeu a Copa em casa, como Brasil em 1950. Então, é preciso tomar muito cuidado de não ganhar na véspera, mas ganhar no dia. Cada jogo é um desafio muito grande, independentemente de quem é o adversário. Temos que ter foco na Copa do Mundo”, afirma.

Embora o livro nem tenha sido lançado, Orlando Duarte se prepara para o próximo projeto: uma obra sobre os Jogos Olímpicos. “Quero fazer um livro em um estilo diferenciado, não precisa ter 10, 15 volumes. Penso em fazer uma obra com os destaques do Brasil e de outros países nos Jogo”, reflete.

O certo mesmo é que, apesar de veterano, o jornalista pensar em continuar atuando. “Ainda estou com outras pretensões. Enquanto minha cabeça aguentar e a minha máquina Olivetti também, está tudo bem”, completa.

Serviço: Lançamento: “PAIXÃO - O Brasil de todos os Mundiais”, Orlando Duarte Data: 12 de setembro Horário : a partir das 18h30 Local: Museu do futebol - Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu, São Paulo