Ao adotar IA, Curto News defende que ela é aliada, não inimiga do jornalismo

Fundado em agosto de 2022 pelo veterano jornalista João Caminoto, o site de notícias Curto News nasceu com a missão de dar acesso gratuito aconteúdo jornalístico de qualidade.

Atualizado em 17/02/2023 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Com foco no público jovem, o veículo dispensa qualquer tipo de assinatura/cadastro e explora a filosofia "menos é mais", ou seja, busca entregar informações apuradas e edição caprichada em textos enxutos, que vão direto ao assunto.
Mantendo esse espírito, no dia 15 de fevereiro o Curto News anunciou que vai publicar textos produzidos por inteligência artificial. O veículo destacou que a ideia é mostrar que esse tipo de tecnologia não é uma inimiga, mas uma aliada dos jornalistas. Crédito: Reprodução Curto News "Aqui no Curto News vamos te mostrar que a inteligência artificial tem uma imensa base de dados históricos confiáveis. Tudo que está reunido na internet. O ChatGPT, por exemplo, pode ser eficiente se questionado sobre os grandes conflitos enfrentados pela humanidade, ou sobre os discos históricos do Bob Marley", diz o texto de apresentação da novidade, em referência ao aplicativo da OpenAI que usa reconhecimento de voz e informações disponíveis online para a criação de conteúdo e automação de escrita.
Falhas

O texto do Curto News lembrou, porém, que o ChatGPT parou de receber atualizações de informações no fim de 2021. Desse modo, a plataforma seria falha na elaboração de textos sobre fatos ocorridos após aquela data. Por conta dessa e de outras vulnerabilidades, o Curto News ressaltou que os textos criados artificialmente a partir de sugestões de pauta aprovadas pela equipe serão escrutinados e submetidos a uma curadoria jornalística antes da publicação. "Vamos revisar o que é apresentado pelo ChatGPT e apontar o que a IA acertou ou não em suas considerações."
A plataforma de notícias também afirmou que uma mensagem vai aparecer no rodapé das matérias produzidas com auxílio de inteligência artificial, facilitando a identificação desse tipo de conteúdo pelo leitor.
Lançado em 30 de novembro de 2022, em apenas uma semana o ChatGPT acumulou um milhão de acessos, número considerado um marco na indústria da tecnologia. O produto virou notícia e assunto em rodas de conversa, alcançando valor de mercado astronômico e atraindo o interesse de gigantes como a Microsoft, que viu nele uma oportunidade de disputar com o Google o revolucionário mercado de IA.