ANJ repudia ação judicial de censura prévia a jornal do ABC
ANJ repudia ação judicial de censura prévia a jornal do ABC
A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) condenou a ação da 1ª Vara Cível de Santo André que proíbe o jornal O Diário do Grande ABC de publicar reportagens que associem o nome do prefeito de São Bernardo do Campo, Luís Marinho (PT), às doações de móveis escolares em boas condições para reciclagem.
| Agência Brasil | |
| Luís Marinho |
Em nota divulgada na última terça-feira (11) em seu site, a ANJ diz que "considera medidas judiciais dessa natureza como o estabelecimento de censura prévia", que viola a liberdade de expressão garantida pela Constituição do país.
O jornal do ABC recorreu da decisão do juiz Jairo Oliveira Junior, e recebeu o apoio da ANJ e da Associação Paulista de Jornais (APJ). Caso o Diário veicule matérias sobre o tema, terá que pagar R$ 500 por dia ao prefeito de São Bernardo.
O Diário do Grande ABC publicou em 24 de fevereiro deste ano a reportagem sobre móveis escolares em bom estado que eram doados a centros de reciclagem, e concedeu 1/3 da matéria para que a Prefeitura contasse sua versão sobre o fato. O prefeito entrou com ação judicial para pedir direito de resposta, indenização por danos morais e impedimento de nova divulgação sobre o caso. A decisão do juiz Oliveira Junior foi favorável a Marinho.
Leia mais






