ANJ promove evento para discutir a atuação do jornalista na era digital
ANJ promove evento para discutir a atuação do jornalista na era digital
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promoverá no Rio de Janeiro o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que contará com a presença de 700 profissionais de mídia para discutir assuntos de interesse dos meios de comunicação e dos consumidores do setor. O tema principal do evento será "Jornalismo e democracia na era digital", e o congresso acontecerá nesta quinta (19) e sexta-feira (20).
De acordo com o jornal O Globo , a ANJ propõe um debate para discutir como o Jornalismo poderá contribuir para a democracia em um ambiente em que a informação circula de forma crescente e gratuita.
A entidade declarou que os meios digitais representam uma grande oportunidade de mercado de trabalho para o jornalista, e que é preciso continuar exercendo a profissão com qualidade, difundindo "informações de credibilidade e opiniões que os cidadãos necessitam para fazer suas escolhas".
Outros assuntos, como a cobrança de conteúdo jornalístico pela internet, a defesa dos direitos autorais, uso de aplicativos móveis para leitura - como os e-readers -, liberdade de expressão e a convergência entre meio digital e impresso também serão debatidos no congresso.
Um dos convidados do evento organizado pela ANJ será o editor do Wall Street Journal , Robert Thomson, que falará sobre o futuro da publicação, que se tornou referência em venda de conteúdo online. O diretor do Nieman Journalism Lab, Joshua Benton, o diretor do jornal Folha de S.Paulo , Octávio Frias Filho, e o sociólogo e colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo , Demétrio Magnoli, também confirmaram presença.
Leia mais
-






