ANJ homenageia Taís Gasparian e Instituto Tornavoz com prêmio de liberdade de imprensa
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) homenageou nesta quinta-feira (1 dez/22) a advogada Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz, do qual ela é diretora e uma das fundadoras, com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa.
Atualizado em 02/12/2022 às 11:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
Especialista na área do direito civil relacionado a mídia, publicidade e internet, Gasparian e a entidade foram homenageadas por seu trabalho em defesa da liberdade de imprensa e do jornalismo.
Crédito: Reprodução Terra
Em cerimônia de entrega realizada na ESPM Tech, em São Paulo, ela salientou que o Brasil enfrenta um período preocupante em relação à prática jornalística. “Assistimos ao silenciamento como estratégia de combate político, estratégia essa mobilizada por diversas pessoas e grupos situados em diversas posições do espectro político.”
Taís também falou sobre as dificuldades do jornalismo local e a instrumentalização do Poder Judiciário por políticos, empresários, pessoas públicas e autoridades. Além de chamar atenção para o uso de crimes contra a honra e de ações de indenização como "meio constrangimento" de jornalistas, ela destacou a importância de profissionais e veículos de imprensa contarem com uma defesa especializada "(...) é essencial para proteger o setor e para sinalizar que essa estratégia de silenciamento não vai vingar.”
Presidente da ANJ, Marcelo Rech também criticou o recrudescimento dos ataques à imprensa, lembrando que vivemos uma fase "em que nos vemos obrigados a enfrentar antigas ameaças, como censura e agressões a jornalistas e veículos, e novas, como as campanhas de assédio virtual e de ataque sistemático ao jornalismo profissional”. “Infelizmente, portanto, lamento admitir que este prêmio é mais importante do que nunca”.





