ANJ e Google fazem parceria para indexação de notícias na internet
ANJ e Google fazem parceria para indexação de notícias na internet
A partir desta quinta-feira (16) o site Google Notícias exibirá em suas buscas apenas uma linha das notícias publicadas por veículos de imprensa agregados ao site.
A mudança é resultado de parceria entre a empresa e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) para experiência de novas regras de busca, informa o jornal Folha de S.Paulo . Hoje, o Google Notícias exibe entre três e cinco linhas das reportagens.
Segundo alguns diários que aderiram ao projeto, o objetivo da restrição de conteúdo é provocar o interesse dos internautas, levando-os a acessar o site do veículo.
Os portais Terra, iG, R7, Yahoo!, MSN e Globo (G1 e Globo.com) anunciaram intenção de participar da experiência, válida pelos próximos seis meses.
"Não sabemos qual vai ser o resultado, e a ideia é medir e verificar o comportamento do leitor", afirma Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado e diretor do comitê de estratégia digital da ANJ.
A indexação de noticias pelo Google é alvo de polemicas e críticas entre empresas de comunicação por ao mesmo tempo divulgar seus conteúdos jornalísticos, mas não pagar por isto.
"Acreditamos que fazemos o uso adequado e justo do conteúdo, seja com a exibição de três linhas de notícias ou de uma linha", diz Rodrigo Velloso, diretor de desenvolvimento de novos negócios para a América Latina do Google.
A parceria também prevê treinamentos de veículos da imprensa sobre ferramentas do Google para melhor exposição de notícias e atração de anunciantes.
Leia mais
-






