ANJ divulgará relatório sobre casos de censura nos últimos 12 meses

ANJ divulgará relatório sobre casos de censura nos últimos 12 meses

Atualizado em 18/08/2009 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Em assembleia nesta terça-feira (18), que marcará os trinta anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a entidade divulgará um relatório sobre 12 casos de censura determinados pela Justiça desde julho do ano passado. Dentre estes casos, está o do jornal O Estado de S.Paulo , proibido, por medida cautelar, de publicar informações sobre a "Operação Boi Barrica" que investiga Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O relatório da ANJ apresenta episódios que atrapalharam o exercício da liberdade de expressão no país, entre eles agressões a jornalistas e prisões de jornalistas. Atentados contra órgãos de imprensa e casos diretos de censura também serão listados no levantamento.

Segundo informa a Agência Estado, o relatório mostra que a maior parte dos casos de censura ocorreu em 2008, pouco antes das eleições municipais. O diretor da ANJ, Ricardo Pedreira, disse que alguns candidatos recorrem ao Judiciário para evitar a divulgação de informações que poderiam prejudicar, em tese, suas candidaturas.

Leia mais