Aniversário de Toninho é lembrado com ato contra impunidade, por Marina Fernandes / PUC-Campinas

Aniversário de Toninho é lembrado com ato contra impunidade, por Marina Fernandes / PUC-Campinas

Atualizado em 07/03/2005 às 10:03, por Marina Fernandes e  estudante de jornalismo da PUC-Campinas.

Por Prefeito faria 53 anos no último dia 4 de março

No último dia 05, pela manhã, foi realizado um ato na praça do Fórum de Justiça lembrando o aniversário do ex-prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos, assassinado na madrugada do dia 10 de setembro de 2001.
"Toninho do PT", como era conhecido, foi encontrado morto, dentro do seu carro, na avenida Mackenzie - próximo ao Shopping Iguatemi e a caminho de sua casa.
O objetivo do ato, foi de exigir que o caso seja reaberto com participação da Polícia Federal, já que existem inúmeras contradições - daí o local escolhido: Fórum de Justiça, que é o símbolo do poder do judiciário na cidade.
Segundo a psicóloga e viúva do ex-prefeito assassinado, Roseana Garcia, a idéia foi de não deixar que Toninho seja esquecido: "A melhor homenagem que eu poderia fazer a ele é uma cobrança de justiça" diz; e completa: "Todo aniversário de nascimento e de morte dele, eu faço algo parecido".
Roseana se diz extremamente desiludida com o Governo Lula, que não faz uso da Policia Federal para a investigação do caso. "Sinto um enorme desgaste; sempre que ligo para o ministro da justiça (Marcio Thomaz Bastos), ele não me atende e não há retorno".Em maio do ano passado, Roseana entregou ao presidente Lula, um abaixo-assinado com mais de 53 mil assinaturas, solicitando a imediata intervenção do Governo e da Polícia Federal nas investigações do caso - "Até agora não obtive nenhuma resposta" - completa.
A ex-prefeita Izalene Tiene esteve presente no ato, mas não fez uso da palavra. Além dela, membros de movimentos de bairro, estudantes, sindicalistas e trabalhadores marcaram presença no ato reunindo cerca de 150 pessoas, que, no auge do ato, abraçaram o Fórum da Justiça ao som do Hino Nacional cantado pela viúva de Toninho. Frases como "Toninho, presente!" e "Justiça, já!", também foram usadas para relembrar o ex-prefeito e a impunidade do caso.
Mais informações sobre novos atos, textos e fotos sobre o ex-prefeito podem ser encontradas no site: www.quemmatoutoninho.org.