Anita Leocádia, ex-assessora de Paulo Rocha, contesta manchete de O Globo

Anita Leocádia, ex-assessora de Paulo Rocha, contesta manchete de O Globo

Atualizado em 30/08/2007 às 13:08, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Anita Leocádia, ex-assessora de Paulo Rocha, contesta manchete de O Globo

Por

No último domingo, o jornal O Globo trouxe manchete na qual dizia: "Perícia comprova emprego de dinheiro público no mensalão". A linha fina trazia o seguinte texto: "Verba do Ministério do Esporte foi parar na conta de assessora de petista". A assessora é questão é Anita Leocádia, que trabalhava para o deputado federal Paulo Rocha (PT-PA).

Em resposta à matéria, Anita, por meio de sua assessoria jurídica, enviou nota à imprensa, na qual contesta informações publicadas pelo jornal O Globo . " O Globo cometeu um grave equívoco, fazendo uma denúncia mais grave até mesmo que o próprio Ministério Público. Está muito claro que houve um erro na manchete, pois mesmo a matéria não condiz com o texto da manchete", disse.

Ainda segundo a nota, Anita pedirá na justiça a retratação das informações da manchete, já que, segundo o texto, ela teria cometido "corrupção passiva", algo que nunca foi dito pelo Ministério Público. "Para quem está com a vida devassada e imensamente desgastada, existe uma grande diferença entre sacar valores por ordem de seu chefe e ter valores depositados em sua conta-corrente, pois na primeira hipótese (verdadeira), não houve por parte de Anita Leocádia o conhecimento de que os valores tinham supostamente origem ilícita. Na segunda hipótese (falsa), Anita teria cometido crime de corrupção passiva, denúncia que jamais foi feita pelo Ministério Público".

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA DA ASSESSORIA JURÍDICA DE ANITA LEOCÁDIA SOBRE A MATÉRIA DE O GLOBO DE DOMINGO

1 . No último domingo (26.08.07), a edição de O Globo , deu a seguinte manchete principal de capa: Perícia comprova emprego de dinheiro público no mensalão. No subtítulo: Verba do Ministério do Esporte foi parar na conta de assessora de petista. A assessora referida é Anita Leocádia.

2 . Não é verdade que os valores foram parar na conta de Anita Leocádia. O próprio Procurador-Geral da República, em sua denúncia, jamais afirmou isso. O que se colocou na denúncia acatada pelo Supremo Tribunal Federal é que os valores foram sacados por Anita Leocádia de uma conta da SMP&B no Banco Rural do Brasília Shopping por determinação do Deputado Federal Paulo Rocha.

3 . O Globo cometeu um grave equívoco, fazendo uma denúncia mais grave até mesmo que o próprio Ministério Público. Está muito claro que houve um erro na manchete, pois mesmo a matéria não condiz com o texto da manchete.

4 . Ocorre que, para quem está com a vida devassada e imensamente desgastada, existe uma grande diferença entre sacar valores por ordem de seu chefe e ter valores depositados em sua conta-corrente, pois na primeira hipótese (verdadeira), não houve por parte de Anita Leocádia o conhecimento de que os valores tinham supostamente origem ilícita. Na segunda hipótese (falsa), Anita teria cometido crime de corrupção passiva, denúncia que jamais foi feita pelo Ministério Público.

5 . Portanto há que ser feito o reparo de tal erro de enormes proporções, do qual extraem-se conseqüências jurídicas próprias civis e criminais.

6 . Por fim, a assessoria jurídica de Anita Leocádia tomará as medidas judiciais pertinentes.


Brasília, 27 de agosto de 2007.

Luís Maximiliano Telesca
OAB/DF 14.848