André Bicudo: da redação para o horário nobre
André Bicudo: da redação para o horário nobre
Na novela "A cor do pecado", da Globo, ele foi Grama, um amigo de infância de Paco (Reynaldo Gianechini) que apareceu na trama para ajudar o galã a desmascarar a vilã Bárbara (Gioavanna Antonelli). Na vida real, ele é André Bicudo (33), jornalista formado pela PUC-SP, ex - vídeo repórter de Ricardo Kotscho no canal 21, ex-pesquisador do Datafolha, ex-âncora do telejornal do site Terra.
A carreira de Bicudo como ator começou a decolar em 1997, quando recebeu o convite para estrelar seu primeiro longa - Boleiros - onde interpretou um jogador de futebol e trabalhou ao lado de André Abujanra. A vida como ator ia bem, obrigado, mas a veia jornalística falou mais alto. Em 1998, André partiu para outra quando foi aprovado no vestibular de jornalismo. Ainda estudante do primeiro ano na PUC, foi convidado a integrar a equipe de Ricardo Kotscho, então diretor de jornalismo do Canal 21. Na emissora fazia de tudo: era vídeo repórter, produtor e pauteiro. "O Kotscho era uma máquina de trabalhar, tinha muita adrenalina. Aprendi muito com ele", conta.
Mas como nada é perfeito, o Canal 21 pagava pouco, menos que o suficiente para arcar com a mensalidade da PUC - SP. Sendo assim, Bicudo deixou a redação e mergulhou de cabeça na vida artística. Gravou dezenas de comerciais de TV, três peças de teatro e mais quatro longas metragens - "Caminhos dos sonhos", com Thaís Araújo. "I hate São Paulo", Dardo Torres. "Seja o que deus quiser", Murillo Salles.
No ano passado, já devidamente formado, André decidiu arriscar tudo em um vôo cego. Partiu para o Rio de Janeiro com currículo e book debaixo do braço e fez plantão da porta do PROJAC. Depois de muita insistência, caiu nas graças da emissora. Gravou participações especiais no programa Zorra Total, na novela Mulheres Apaixonadas, na mini-série Casa das Sete Mulheres e, finalmente, foi convocado para a participar de A Cor do Pecado. Apesar do sucesso como artista, o jornalismo não sai da cabeça d André Bicudo. Embreve ele estará na telinha representando a si próprio em um programa de entrevistas. "Já gravei um piloto, mas ainda não posso revelar qual a emissora". Nos últimos dois meses André surfou por outra área: a política. Não, ele não foi candidato a nada, mas sua mãe, Maura Bicudo Veras, eleita reitora da PUC - SP com apoio incondicional do filhão.






