Âncora de um dos principais telejornais mexicanos sofre tentativa de assassinato

O diário britânico The Guardian noticiou nesta terça-feira (20 dez/22) que o jornalista Ciro Gómez Leyva, âncora do Grupo Imagen, uma das principais redes televisivas do México, sofreu uma tentativa de assassinato na semana passada, perto de sua casa na Cidade do México, capital do país.

Atualizado em 20/12/2022 às 13:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Enquanto dirigia seu SUV à prova de balas, um motociclista teria aberto fogo contra o apresentador, que saiu ileso. O Guardian destacou que o ataque lançou novas luzes sobre a escalada de violência contra jornalistas mexicanos no governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, também conhecido como Amlo. Crédito: Reprodução The Guardian De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, 42 jornalistas foram mortos nos primeiros três anos do mandato de Amlo, contra 45 nos 6 anos do último presidente, Enrique Peña Nieto.
Já nas contas da Artigo 19, a violência contra jornalistas no México aumentou 85% desde que Amlo, um crítico do trabalho da imprensa, assumiu o cargo.
Um dia antes do atentado, Amlo criticou Gómez durante coletiva de imprensa semanal que o presidente batizou de "mentiras da semana da mídia".
Mudança de discurso

Após o atentado, o presidente mudou o discurso, afirmando que o jornalista é "um ser humano, mas também um líder da opinião pública" e que feri-lo cria "muita instabilidade política".
O atentado contra o âncora também mostrou que A Cidade do México, considerada mais segura para jornalistas do que outras regiões do país, também está se tornando um palco de medo e ameaças para esses profissionais.
Rubén Espinoza, fotógrafo da Revista Proceso, fugiu do estado de Veracruz para a Cidade do México depois de receber ameaças de morte por cobrir histórias de corrupção contra o então governador Javier Duarte. Ele foi morto a tiros na cidade em 2015.
No ano passado, o líder do Cartel Jalisco da Nova Geração, Nemesio Rubén Oseguera Cervantes, ameaçou matar uma âncora da rede de TV Milenio, que mora na capital.