Âncora de TV dos EUA usa "sem querer" termo racista ao comentar musical do Oscar

Kristi Capel, do canal WJW, de Ohio, usou a palavra "jigaboo" sem saber que é uma forma negativa de se referir a pessoas negras.

Atualizado em 24/02/2015 às 13:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Kristi Capel, apresentadora de um telejornal do canal norte-americano WJW, acidentalmente usou um termo racista enquanto comentava uma notícia na última segunda-feira (23/2). A jornalista disse "jigaboo" sem saber que se trata de uma forma negativa de se referir a pessoas negras.
Crédito:Reprodução Kristi Capel não sabia que "jigaboo" era um termo ofensivo aos negros
Segundo o Daily Mail , Kristi comentava a apresentação da cantora Lady Gaga na cerimônia do Oscar, no último domingo (22/2), ao lado do colega Wayne Dawson, que é negro. "É até difícil ouvir a voz dela com toda essa música 'jigaboo'", disse a jornalista, rindo. "'Jigaboo', ou seja lá como você quiser chamar", continuou, com a intenção de dizer que a música que acompanhava a cantora era muito barulhenta.
"Jigaboo" é um termo sem tradução que foi popularmente usado durante o período da escravidão nos Estados Unidos, mas que hoje já caiu em desuso. A gafe da apresentadora chamou a atenção de usuários do Twitter, que a criticaram na rede social. Em resposta, Kristi pediu desculpas e disse que não sabia o significado da palavra.
"Eu peço desculpas se te ofendi", disse Kristi, em resposta a um internauta. "Eu não sabia do significado por trás do termo, e nem que era mesmo uma palavra", escreveu a jornalista, acrescentando: "Eu me arrependo profundamente do meu comentário insensível. Eu não sabia o significado e jamais usaria intencionalmente um linguajar ofensivo. Eu peço sinceras desculpas".
Assista ao vídeo (em inglês):