Anatel quer transformar dívidas de empresas em descontos para usuários

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira (9/1) que pretende disponibilizar um acordo entre empresas de comunicação que troquem suas dívidas com o órgão regulador por investimentos e descontos para usuários.

Atualizado em 09/01/2014 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Ao todo, a Anatel espera negociar R$ 3,5 bilhões em multas atrasadas.
Segundo o Estado de S. Paulo , ao assinar os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), as companhias terão seis meses para corrigir as falhas que deram origem às multas e poderão trocar o valor da penalidade por compromissos adicionais que terão até quatro anos para serem executados.
"Por exemplo, a empresa poderia dar um desconto de 5% na assinatura básica durante esse período. Isso inclusive a deixaria mais competitiva", explicou João Rezende, presidente da Anatel. "É possível que as teles tenham resistência num primeiro momento alegando perda de receita, mas não acho que seja isso. O que nós percebemos é que quando o preço das ligações cai, as pessoas falam mais minutos. A relação não resulta em queda de faturamento", acrescentou.
Segundo o presidente da Anatel, o órgão deve publicar em breve uma lista dos investimentos que terão prioridade na negociação dos acordos.