Analistas argentinos denunciam ligação da família Kirchner em demissão de jornalista
Analistas argentinos denunciam ligação da família Kirchner em demissão de jornalista
Associações de defesa da liberdade de imprensa da Argentina, sindicatos de jornalismo do país e grupos de comunicação criticaram a demissão do profissional Nelson Castro, da Rádio Del Plata. Analistas do setor denunciaram a intervenção da presidente Cristina Kirchner no desligamento do jornalista, o que foi classificado de "censura descoberta".
| José Cruz/ABr |
| Cristina Kirchner |
A Rádio Del Plata foi comprada no fim de 2008 pela Electroingeniería, prometendo liberdade de expressão e imparcialidade nos comentários sobre a empresa e o governo. A falsa promessa veio abaixo, após Castro, médico por formação, ter associado os constantes desmaios de Cristina à licença presidencial tirada no início de 2009. Segundo os analistas do país, desde então o profissional da Rádio Del Plata se tornou alvo da família Kirchner.
Em repúdio ao caso, entidades ligadas à liberdade de imprensa denunciaram o envolvimento do governo no controle dos veículos de comunicação da Argentina. O editorial do diário La Nación , da última quinta-feira (5), criticou os Kirchner, ao mencionar que eles "são os que mais cacarejam sobre direitos humanos, mas também são os que menos o respeitaram no último quarto do século".
Na avaliação de Castro, a demissão mostra "o verdadeiro e intolerante Kirchner". Segundo ele, o governo reprimirá qualquer ato critico em ano eleitoral, com pleito parlamentar marcado para outubro de 2009.
Leia Mais
-
-






