Amigo de jornalista que atirou os sapatos em Bush diz que patriotismo foi a causa da ação

Amigo de jornalista que atirou os sapatos em Bush diz que patriotismo foi a causa da ação

Atualizado em 15/12/2008 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Um jornalista que trabalha junto ao corresponde da emissora de televisão Al-Bagdadia, Muntazer al-Zaid, que arremessou os sapatos contra o presidente Bush mencionou em entrevista, que a ação teve motivações particulares e não da instituição. Segundo informou à agência AFP Jihad al-Rubaie, o patriotismo em relação ao Iraque teria sido a motivação ao incidente, ocorrido no último domingo (14).

Na avaliação de Rubaie, a atitude do companheiro não causou grande espanto na emissora. "Era possível esperar um gesto assim da parte dele, porque é realmente um patriota em todos os assuntos vinculados ao Iraque", declarou o jornalista.

Ainda segundo Rubaie, o canal de televisão Al-Bagdadia é "independente e não está vinculado a nenhum partido político", disse, em resposta a possível ordem vinda da emissora na ação.

Muntazer al Zaid arremessou os sapatos contra o presidente norte-americano, presente em coletiva junto ao primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki. Na ocasião, o correspondente da TV Al-Bagdadia ainda chamou Bush de "cachorro".


Fontes ligadas à emissora, que tem sede na cidade do Cairo, no Egito, disseram que já foi realizado o pedido de libertação do jornalista, preso desde o incidente de domingo. O diretor de programação do canal, Muzhir al-Jafaji, ressaltou emer pela segurança do profissional, devido à importância atribuída ao insulto pelos países do Oriente Médio.

Leia Mais

-

-