Américo Martins, da BBC, comenta possível demissão de 2,8 mil funcionários

Américo Martins, da BBC, comenta possível demissão de 2,8 mil funcionários

Atualizado em 10/10/2007 às 12:10, por Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A rede britânica de comunicação BBC deverá anunciar a demissão de aproximadamente 2,8 mil funcionários no próximo dia 17, segundo informa o periódico Guardian . A saída de 12% de seu pessoal, anunciada na última terça-feira (9), foi motivada por um déficit orçamentário provocado pelo último acordo de tarifas de licenças de TV.

Segundo outro jornal, o Financial Times, o diretor-geral da rede britânica, Mark Thompson, pretende reduzir os gastos da BBC, nos próximos cinco anos, em 6% de seu orçamento de mais de 3 bilhões de libras (R$ 11 bilhões). Este será o segundo grande corte na rede em menos de três anos - em março de 2005, 3.780 pessoas foram demitidas.

O Financial também conta que um grupo de gerentes de escalão intermediário da rede que está descontente com o modo como Thompson vem gerenciando a crise discute a realização de uma greve em protesto pelos cortes. A BBC tem atualmente 23 mil funcionários.

Segundo Américo Martins, diretor da BBC para as Américas, internamente as demissões ainda não foram confirmadas. "Os diretores da BBC devem se reunir na próxima semana para analisar um plano para os próximos três anos, mas ainda não foi anunciado nada na empresa", disse o diretor, de Londres, em entrevista ao Portal IMPRENSA.

De acordo com ele, apesar de as mudanças não atingirem seu setor - especula-se que as demissões afetarão principalmente o "factual programing", divisão da rede de TV que engloba diversos programas que não se enquadram nas categorias de entretenimento ou dramaturgia - as demissões são dadas como certas. "O clima aqui não mudou, porque não nos afeta diretamente, mas acredita-se que haverá cortes", disse.