Ambiente Global oferece curso na área de Comunicação Socioambiental
Ambiente Global oferece curso na área de Comunicação Socioambiental
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) animou o mercado ao apontar para a transformação do país em um "verdadeiro canteiro de obras", como afirmou o presidente Lula, ao inaugurar o novo projeto. Entretanto, juntamente com o despertar dos ânimos, colocou em pauta uma preocupação: como crescer de forma sustentável sem agredir o meio-ambiente?
Para resolver esse problema, surge um novo profissional: o Inspetor Socioambiental, com função de intermediar as relações entre as grandes empresas, responsáveis pelas obras que perpassam diferentes regiões, e a própria comunidade - população local, proprietários de terra, entre outros.
Com o objetivo de atender a essa demanda, a Ambiente Global - Comunicações, Eventos e Sustentabilidade será pioneira em oferecer o curso de formação para os inspetores socioambientais. Ele terá início em 2008, sob a coordenação de Marcela Veiga, psicóloga e gestora ambiental da área de Comunicação da empresa. "Esta é uma mão de obra rara e, por isso, muito bem remunerada, já que não existem, no mercado, profissionais capacitados na perspectiva construtiva e que visem à sustentabilidade ao seu entorno", declara.
Segundo Marcela, as competências deste profissional devem passar pelo poder de persuasão e empatia com os diferentes públicos, além da capacidade de compreender e transformar diferentes realidades. O setor de Comunicação Socioambiental possui a responsabilidade de minimizar os impactos socioambientais nas áreas de influência do empreendimento, inclusive com breve conhecimento técnico ambiental, para identificação de problemas em potencial. Além disso, tem papel de atuação junto à mão-de-obra contratada para a execução dos serviços, público este que também demanda grande atenção desta equipe de profissionais que será formada, primeiramente, pela Ambiente Global.






