Aliança entre Google e Yahoo! se mantém indefinida e incomoda consumidores

Aliança entre Google e Yahoo! se mantém indefinida e incomoda consumidores

Atualizado em 29/10/2008 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Ainda questionando a parceria publicitária entre e , o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou, nesta quarta-feira (29), que deve investigar mais detalhadamente o que será acertado entre as duas empresas. O pedido para o estudo aprofundado do acordo foi feito pelo legislador republicano Joe Barton, do Estado do Texas, devido à sua insatisfação acerca das respostas do Yahoo! às perguntas relacionadas à formação de truste e proteção à privacidade, previamente discutidos por outras entidades.

"Estou escrevendo para pedir que o Departamento de Justiça investigue por completo as questões de competitividade e privacidade que o Yahoo! não nos explicou adequadamente a respeito da parceria com o Google", declarou Barton em carta enviada a Thomas Barnett, chefe da divisão antitruste do Departamento da Justiça.

Segundo reportagem da agência Reuters, outro ponto afetado negativamente pelo acordo seria a privacidade dos internautas, conforme se manifestou a organização de consumidores U.S. Public Interest Group. A entidade argumentou que os anunciantes rivais do Google e do Yahoo! serão obrigados a coletar mais informações de seus usuários porque não serão capazes de competir com as duas em termos de preço.

Na teoria, a aliança entre os dois grupos de Internet permitiria ao Google inserir anúncios nas páginas de resultados de pesquisas de seu então parceiro. O que, de fato, desagrada publicitários e entidades é que, juntas, as empresas já controlam 80% do mercado de propagandas em sites de busca, o que pode causar aumento dos preços e falta de competitividade no setor.

Leia mais

-
-
-
-
-
-