Alemanha veta lei antiterrosimo que agredia liberdade de expressão
Alemanha veta lei antiterrosimo que agredia liberdade de expressão
A Alta Câmara do Parlamento Alemão vetou, nesta terça-feira (02), uma lei antiterrorista que dava maiores poderes à Polícia Criminal Federal na investigação de crimes graves. Dentre esses poderes, estava a possibilidade de exigir material de trabalho a jornalistas, o que caracterizava uma clara violação do direito de proteção à fonte.
O presidente da Federação Européia de Jornalismo (FEJ), Arne König, considerou este veto como "uma vitória muito importante para a liberdade de imprensa na Alemanha e na Europa", e agradeceu o empenho com que os sindicatos de jornalistas da Alemanha adotaram a causa. Ele ainda lamentou que leis semelhantes a que foi vetada na Alemanha estejam em vigor na Suíça e Reino Unido.
De acordo com informações do site português Jornalistas Online, um recente estudo da Privacy International mostrou que este tipo legislação antiterrorista afetou e muito a liberdade de expressão nos meios de comunicação; pouco contribuíram para o combate ao terrorismo e, ao que parece, foram usadas de forma abusiva na intenção de proteger interesses políticos .
O relatório, denominado "Speaking of Terror" A survey of the effects of counter-terrorism legislation on freedom of the media in Europe", está disponível no endereço
Leia mais






