Alberto Luchetti acusa SBT de plagiar projeto do novo "Aqui Agora"
Alberto Luchetti acusa SBT de plagiar projeto do novo "Aqui Agora"
O apresentador Silvio Santos está sendo acusado pelo jornalista Alberto Luchetti de plágio pelo projeto do novo "Aqui Agora". Segundo Luchetti, o novo formato do programa é muito similar ao projeto apresentado por ele a Silvio Santos, em 2005, que desejava contratá-lo como diretor de jornalismo.
Os advogados do jornalista enviarão nesta quarta-feira (12) ao SBT uma notificação extrajudicial. Caso a emissora não responda dentro do prazo de sete dias, Luchetti moverá uma ação judicial por perdas e danos.
Luchetti relatou ao Portal IMPRENSA que o vice-presidente do SBT, em 2005, o executivo Eugênio Negrete, pediu que ele fizesse um projeto de jornalismo. Luchetti, então, elaborou, junto de sua equipe, todo formato do programa. Desde o cenário, até o conceito, segundo ele, "absurdamente copiado pelo SBT".
Ele afirma que, no dia 28 de fevereiro, na semana anterior à volta do "Aqui Agora", leu reportagem na Folha que descrevia seu projeto jornalístico. "Os caras praticamente usaram o mesmo texto contido no projeto, mas para ser aplicado no "Aqui Agora". Ele ligou para Guilherme Stoliar, superintendente do SBT e sobrinho de Silvio Santos, exigindo explicações sobre o ocorrido. Stoliar declarou que nada sabia sobre o fato.
Portal IMPRENSA teve acesso ao mesmo projeto enviado ao próprio Silvio Santos, e verificou muitas semelhanças entre o ressuscitado "Aqui Agora" e o conceito de Luchetti. Dentre as similaridades, a que mais chamou atenção foi o desenho do cenário, absolutamente idêntico ao apresentado pelo SBT: uma platéia de estudantes, uma tela de plasma e um apresentador em pé interagindo com os presentes.
O projeto original do jornalista previa a produção de um formato de jornal inédito no Brasil que fosse capaz de reunir, além de notícias e comentários de estudantes, análise dos fatos e assim a promoção de debates entre os presentes."O estudante que soubesse mais sobre determinado assunto falaria sobre ele. Na verdade, os participantes, na maioria estudantes de comunicação, poderiam até ajudar no fechamento da edição".
Quando indagado sobre a qualidade do programa "Aqui Agora", Luchetti declara que "juntar um formato inovador a um policialesco só pode dar errado". "Se você pegar o meu projeto e juntar com o "Aqui Agora" vai virar um Frankstein. O resultado está aí: dois pontos de ibope".
O SBT, por meio de sua assessoria, declarou ao colunista Daniel Castro, da Folha de S.Paulo , que "desconhece qualquer tipo de ação do gênero, porque não foi notificado. Portanto, não tem como se pronunciar".
Leia mais






