Al-Qaeda ameaça pela Internet atacar países-sede de campeonato de futebol europeu

Al-Qaeda ameaça pela Internet atacar países-sede de campeonato de futebol europeu

Atualizado em 16/05/2008 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Al-Qaeda ameaça pela Internet atacar países-sede de campeonato de futebol europeu

O grupo terrorista Al-Qaeda ameaçou os europeus com atentados no Euro 2008, campeonato de futebol que começa em 7 de junho na Áustria e na Suíça. Os serviços de segurança suíços interceptaram conversas nos chats SOS Minbar e o As-Sahab.

"O evento é um alvo assumido da rede terrorista islâmica. Estamos vigiando a situação de muito perto, e estamos preparados para qualquer eventualidade", disse o porta-voz da polícia federal suíça, Juerg Buehler, citado pelo jornal La Liberté .

"Vamos transformar os dois países mais seguros da Europa num inferno, como o iraquiano ou o afegão", lê-se em um dos dois chats. "A hora chegou para os combatentes da fé. Eles devem fazer ouvir as suas vozes", refere uma outra mensagem.

Apesar do alarmismo, um comunicado posterior da polícia da Confederação Suíça referiu "que um evento com a dimensão do Euro 2008 poderá ser um alvo terrorista, mas não existe, de momento, nenhuma prova concreta que mostre um perigo específico".

Por sua vez, o porta-voz do Ministério do Interior austríaco, Rudolf Gollia, afirmou que Viena "não dispõe de nenhuma informação sobre as supostas ameaças". E sublinhou que as autoridades austríacas "estão em contato permanente" com os colegas da Suíça.

O jornal suíço indicou que vão ser investidos 21,8 milhões de euros em segurança, e que pelo menos 15 mil militares vão se juntar às forças policiais. Todos as pessoas que compraram ingressos para os jogos já foram analisadas, porque no ato de compra o número de passaporte tem que ser oferecido.

Os espectadores provenientes do Oriente Médio, considerada zona de alto risco, terão os vistos e os bilhetes submetidos a controles mais rigorosos de segurança. Alertas de vigilância foram lançados às equipes de segurança tanto dos aeroportos austríacos como suíços.

Esta não é a primeira vez que os terroristas tentam criar pânico em grandes eventos desportivos. Associados à ideologia da Al-Qaeda ou não já o fizeram em outras ocasiões. Várias mensagens de líderes como Ayman al-Zawahiri têm apelado aos fiéis combatentes que ataquem os europeus, principalmente após a publicação das caricaturas de Maomé em jornais da Dinamarca.

As informaçõe são do Diário de Notícias

Leia mais