Al-Jazeera diz ter feito entrevista inédita com prisioneiro de Guantánamo

Al-Jazeera diz ter feito entrevista inédita com prisioneiro de Guantánamo

Atualizado em 15/04/2009 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A emissora Al-Jazeera afirma ter entrevistado um dos detentos da prisão de Guantánamo, em Cuba, que até o fim do ano deve ser desativada. De acordo com a TV, Mohammed el Gharani (21) teria ligado para a rede e relatado casos de agressão dentro do complexo penitenciário.

A emissora, que publicou a entrevista em seu site, não revelou como teve acesso ao detento. A agência de notícias AP lembra que o governo dos EUA não permite que jornalistas entrevistem prisioneiros de Guantánamo.

Um porta-voz da prisão, comandante Brook Dewalt, declarou que o preso, em vez de utilizar a ligação a que tem direito para se comunicar com sua família, resolveu conceder a entrevista a um repórter. Além disso, o porta-voz rebateu as denúncias de abuso argumentando que não evidências sobre os incidentes.

De acordo com informações da Agência Estado, El Gharani foi preso no Paquistão, em 2001, em uma mesquita, pela polícia local e entregue a forças norte-americanas em 2002. Em janeiro, um juiz da corte norte-americana ordenou que o detento fosse posto em liberdade rechaçando as alegações de militares de que ele era parte da organização terrorista Al-Qaeda e que trabalhou para o Taleban no Afeganistão.

Leia mais